Curso de Ciência da Computação promove evento
virtual com Arquiteto de Soluções da Oracle

Paulo Alberto Simões compartilhou conhecimentos em torno da temática “A transformação Digital além das Criptomoedas” (Fotos: Reprodução)

Capaz de relacionar o chamado Blockchain, com a Covid-19 e o registro nacional de vacinação de crianças e adultos, o arquiteto de soluções da Oracle, grande empresa de tecnologia mundial, Paulo Alberto Simões promoveu uma noite de muito compartilhamento de conhecimento entre acadêmicos e professores do curso de Ciência da Computação da Unesc. Em evento virtual nesta terça-feira (26/5), Paulo tratou sobre a temática “Blockchain – uma tecnologia chave para a grande transformação digital da sociedade”. O evento contou com a participação da reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, e do coordenador do curso, Luciano Antunes.

Ao abordar de forma bastante didática, Paulo seguiu uma linha de raciocínio a fim de mostrar a importância dos registros, das mais diferentes áreas, e a possibilidade de acesso irrestrito a nível mundial. Para explicar sobre a tecnologia do Blockchain, que surgiu com a criação das chamadas criptomoedas, o palestrante provocou os estudantes a avaliarem como exemplo a importância de um registro global voltado à vacinação da população.

Conforme Paulo, assim como para a temática das vacinas, a tecnologia de registro, também conhecida como ‘protocolo de confiança’, serve para um armazenamento seguro de dados para todo o mundo. “Essa tecnologia ajuda a transformar digitalmente a nossa vida de registros médicos também. É uma oportunidade que surgiu como forma de proteger as transações enquanto moedas virtuais, mas foi ampliada e pode ser utilizada em outras situações”, explicou.

Entre as principais características da tecnologia em questão, conforme o palestrante, está a confiança, a transparência e a diminuição de custo de processos. “É a criptografia utilizada para gravar os blocos de transações de forma inviolável e, ao mesmo tempo, com acesso irrestrito àqueles que têm esse direito”, acrescentou.

O evento online, na avaliação do coordenador adjunto do curso, foi de extremo aproveitamento para todos os participantes. “Tivemos uma apresentação incrível e ao final os alunos participaram com questionamentos bastante pertinentes, mostrando, de fato, interesse pelo assunto. Tivemos uma interação muito rica”, pontuou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui