Na região de Jaguaruna e Tubarão várias ruas e avenidas estão alagadas, assim como a BR 101

Uma série de inundações têm sido registradas em municípios do Sul do Estado, por conta das fortes chuvas que acometem a região desde o início da manhã. Vários pontos de alagamentos estão sendo registrados em ruas, avenidas, e até mesmo na BR 101, principalmente no trecho compreendido entre Jaguaruna e Tubarão. Fique atento às seguintes recomendações da Defesa Civil de Santa Catarina.

Região: Litoral Sul

ALERTA – 24/05 18:55 – Permanecem as condições de chuva localmente forte e persistente com risco de alagamentos na região do Litoral Sul nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

Previsão:  chuva persistente, acumulando elevados totais, de 70 mm a 100 mm em 12 horas, com pontuais mais elevados, em torno e acima de 120 mm.

Sistema: ciclone extratropical intensifica-se na costa entre o RS e sul de SC.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM 

Vento forte e mar grosso com ressaca no litoral de SC

 Início: 24/05/2019 às 15:00 h

Fim: 25/05/2019 às 23:59 h

Região: Litoral de SC, especialmente de Passo de Torres a Florianópolis.

Previsão:  rajadas fortes e persistentes de vento sul, de 60 a 90 km/h. O vento mais forte ocorre na tarde e noite da sexta-feira (24/05) e madrugada de sábado (25/05). Esse vento deixa o mar muito agitado a grosso com picos de onda de 3,0 a 4,0 m. Risco de ressaca de Passo de Torres a Florianópolis.

Sistema: ciclone extratropical intensifica-se na costa do RS e SC.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui