Festas em praias da Região são denunciadas em redes sociais

Festa, realizada na plataforma de pesca de Arroio do Silva, além do barulho e descumprimento de normas de prevenção ao Covid, deixou muita sujeira na orla

Pelo menos duas festas, em Morro dos Conventos e em Arroio do Silva, revoltaram internautas, que usaram o Facebook para denunciar o descumprimento das regras de prevenção ao Covid-19, além da sujeira e poluição sonora

Arroio do Silva

Nesta segunda-feira, dia 30, muitas pessoas usaram suas páginas em redes sociais para criticar as festas, com aglomerações, sem uso de máscara e sem distanciamento social, sujeiras e poluição sonora, realizadas nas praias da região. As críticas se dirigiram, principalmente a duas festas que ocorreram no domingo, dia 29, uma, próximo à plataforma de pesca de Arroio do Silva e outra no Paiquerê, no Morro dos Conventos.

Algumas pessoas criticaram a Polícia Militar, acusando-a de não agir quando acionada, outras defenderam a instituição e afirmaram que a culpa é de quem faz e participa deste tipo de evento.

A reportagem entrou em contato com o comando da PM na região, através do tenente coronel Ronaldo da Silva Cruz, comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, que atua nos 15 municípios da Amesc. O oficial revelou que, no fim de semana, nos dias 27, 28 e 29, os policiais militares realizaram 210 fiscalizações da Operação Covid na região.

A fiscalização da PM, infelizmente não foi suficiente para impedir a ação irresponsável de algumas pessoas, que ainda não se conscientizaram do perigo do novo coronavírus e também deixam sujeira na beira da praia, além da poluição sonora.

No domingo, dia 29, pelo menos uma festa na orla marítima de Arroio do Silva foi realizada. Fotos e vídeos divulgados na rede social Facebook mostram muitas pessoas em volta e em cima de carros próximo à plataforma de pesca, aglomeradas e sem uso de máscara. Já outra festa foi realizada em um bar, localizado no Paiquerê, no Morro dos Conventos, vídeos desta festa também circularam por aplicativos de mensagens e nas redes sociais, mostrando o estacionamento lotado e muitas pessoas sem máscara no bar.

O barulho incomodou moradores do Morro dos Conventos. “Ontem (domingo), por volta das 18:22 hrs liguei para o 190 reclamando do barulho vindo do lado sul do Morrão em direção ao Paiquerê. O atendente foi muito cordial comentando que estavam se preparando para mandarem uma viatura ao local. As 21 hrs o som continuava fazendo a população escutar na marra o ruído musical… Além da contravenção ao art 42 da LCP estamos sob uma perigosa pandemia conforme link do Fantástico de ontem (…)”, publicou um morador do balneário.

Uma moradora do Paiquerê corroborou a publicação do morador do Morro dos Conventos. “Muitos moradores do Paiquerê ligaram e a informação foi a mesma. Que já haviam recebido algumas ligações e que estavam se organizando. Enfim, as festas rolaram soltas até anoitecer”, escreveu.

Em Arroio do Silva, durante o fim de semana, algumas pessoas chegaram a arrancar os mourões, colocados pela Prefeitura, durante a semana, para impedir o acesso à orla na região da plataforma de pesca e em outras partes que já haviam sido fechadas. “Arrancaram dos lugares, quebraram alguns e outros foram levados embora. O prejuízo para os cofres públicos é grande”, adiantou o secretário de Obras de Arroio do Silva, Gil Martins.

A Polícia Militar já havia pedido para que as Prefeituras do Arroio e de Araranguá cercassem as áreas destinadas para banhos, para que os policiais, mediante as placas de sinalização, possam punir os infratores. Uma equipe da Prefeitura de Arroio do Silva já iniciou a recolocação dos mourões nesta segunda-feira e, conforme o tenente coronel Ronaldo, a prefeitura de Araranguá informou que irá começar a colocação dos mourões nesta semana no morro dos Conventos.

Também circula nas redes sociais de moradores da região, um vídeo da sujeira deixada próxima à plataforma de pesca de Arroio do Silva, após a festa de domingo.

Quanto a ocorrência da festa realizada na plataforma de pesca do Arroio, a Polícia Militar se dirigiu ao local, com mais de uma guarnição, incluindo a do PPT, o Pelotão de Patrulhamento Tático, e realizou procedimentos cabíveis, incluído teste do etilometro em alguns condutores. No momento em que a PM estava no local, todos os proprietários dos veículos desligaram os sons automotivos.

O comandante da PM na região também informou que entrou em contato com a secretária de Saúde de Araranguá, Evelyn Elias, e ela se comprometeu em ir, junto com a Vigilância Sanitária do Município, até o bar, localizado no Paiquerê, confeccionar um Termo de Notificação. “Todo estabelecimento que descumprir as regras de prevenção ao coronavírus receberá sanção, quer seja pela Polícia Militar, quer seja pelas Secretarias Municipais de Saúde”, frisou o tenente coronel Ronaldo.

Dois vídeos circulam em aplicativos de mensagens e Facebook, denunciando uma festa, com aglomeração de pessoas, que ocorreu em um bar, no Paiquerê
Policiais militares realizaram 210 fiscalizações da Operação Covid na região, no fim de semana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui