MDB de Araranguá surfa na divisão alheia

Candidato do MDB tem levado vantagem por conta da divisão dos partidos de centro direita

Rolando Christian Coelho, 14/10/2020

Líderes do MDB de Araranguá, partido que tem como candidato a prefeito o empresário César Cesa, acreditam que a partir de agora foco é administrar a campanha, com vistas a 15 de Novembro. A sigla acabou sendo beneficiada no pleito eleitoral deste ano por conta do lançamento de três candidaturas de partidos com perfil ideológico conservador e liberal. Os conservadores representados pelas candidaturas de Daniel Viriato Afonso (PP) e Ricardo Ghellere (PRTB), e o liberal representando pela candidatura de Igor Batista Gomes (PL). Em tese, o MDB está apostando na divisão das chamadas forças de direita, o que beneficiaria a candidatura de perfil social democrata, representada por César.

Para o presidente do MDB, Emerson Almeida, “o cenário é extremamente favorável, em princípio, por conta da força da figura de César e dos partidos que dão sustentação a sua candidatura, e em segunda análise por conta do fracionamento da oposição”. Do ponto de vista da Ciência Política, se a candidatura progressista não anular a do PRTB, ou vice-versa, as chances de César vencer as eleições são muito grandes. Menos estruturado, mas também dentro do jogo, o PL, do mesmo modo, teria que partir para o ataque contra Progressistas e o PRTB, buscando amealhar para si a força necessária para disputar com o MDB.

O grande problema de Progressistas, PRTB e PL é que se o ataque for direcionado a Cesar, as chances de êxito são muito pequenas, porque o MDB mantém uma média histórica de votação em Araranguá que oscila entre 30% e 35%. Numa primeira análise, por mais que se bata nele, este percentual não diminuirá. Sendo assim, rivalizar com César é perda de tempo. Tecnicamente falando, o Progressistas tem que tirar votos do PRTB e do PL. O PRTB tem que tirar votos do Progressistas e do PL, e o PL tem que tirar votos do Progressistas e do PRTB. Quem conseguir fazer isto primeiro, muito provavelmente rivalizará com o MDB na reta final. Se não conseguirem, a tendência é que o MDB vença com relativa facilidade a disputa deste ano na Cidade das Avenidas.

Ermo deve ter eleição mais disputada da região

Senso comum do meio político regional da conta de que eleição mais disputada de nossa região deverá se dar em Ermo, município cujo colégio eleitoral está na casa dos dois mil eleitores. Questão está ligada tanto a proporcionalidade quanto ao número de votos, literalmente. Em 2016, atual prefeito Zica Cardorin (PSD) conseguiu ser reeleito após vencer o ex-prefeito Marcos Leone de Oliveira, o Marquinhos (PSDB), por apenas nove votos. No pleito deste ano, Marquinhos é novamente candidato a prefeito, enfrentando, agora, Paulo Della Vechia (MDB), que tem o apoio de Zica. Tanto um lado, quanto o outro, preveem uma disputa tão acirrada quanto a do pleito passado.

Movimento Ulysses Guimarães será lançado amanhã

Vice-presidente do MDB de Balneário Gaivota, Flávio Colombo, diz que cinquenta lideranças históricas do partido já aderiram ao Movimento Ulysses Guimarães, que objetiva manifestar apoio a candidatura de Kekinha dos Santos (PSDB) ao executivo municipal. Oficialmente, o MDB concorre como candidato a vice do Progressistas em Gaivota. Uma ala liderada por Colombo, e também pelo ex-pré-candidato a prefeito do partido, Joaci Silva de Oliveira, não concorda com a aliança, e se engajará a campanha do candidato tucano, de forma oficial, a partir de amanhã. Em principio, Kekinha e seu candidato a vice, Jonatã Coelho (PSL) receberão lideranças emedebistas para sacramentar o apoio neste dia 15.

Presidente estadual do PSL estará hoje na região

Deputado federal Fábio Schiochet (PSL), que também é presidente estadual de seu partido, fará incursão hoje por nossa região, manifestando apoio aos candidatos do PSL. Sua agenda contempla visita a Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Turvo, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Maracajá, municípios onde o PSL tem candidatos disputando a majoritária. É possível que sejam feitas visitas a outros municípios, onde há apenas candidatos proporcionais, mas isto depende do decorrer da incursão.  Assessoria do parlamentar não descarta possibilidade de outra vinda ao Extremo Sul, antes da eleição, caso a agenda fique incompleta, por falta de tempo.

Adelírio Monteiro participa de entrevista no Porta C1

Candidato a prefeito pelo MDB de Praia Grande, Adelírio Monteiro, concedeu entrevista ontem ao Portal C1. Intermediação foi feita pela comunicadora Alissandra Paganini. Em princípio, o candidato demonstrou ter um olhar diferenciado para as questões ligadas ao turismo, à agricultura e a educação. Estes foram os temas que ele tratou de forma mais pormenorizada. Adelírio, que já foi presidente da Câmara Municipal de Vereadores e Secretário Municipal de Turismo, está enfrentando a candidatura do empresário Fanica Machado (PP). O MDB é oposição a gestão municipal do prefeito Henrique Maciel (PSL), que desistiu de concorrer à reeleição e manifestou apoio a candidatura de Fanica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui